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DICAS PARA DIMINUIR A TENSÃO DO DIA A DIA

 

Tente negociar horários flexíveis de trabalho
Entrar mais tarde ou mais cedo pode ser uma opção para aproveitar melhor o tempo.


Organize seus horários

Trabalhar no limite de prazos pode ser estimulante para alguns, mas pode causar estresse em outros profissionais.


Almoçar em casa

Se possível opte por almoçar em casa e aproveite alguns momentos com a família.


Momentos de relaxamento

Se você tiver uma sala individual, uma boa opção é sentar-se confortavelmente, apagar a luz e relaxar por 15 minutos.


Quando se sentir muito agitado, respire profundamente
 (aspirando pelo nariz e expirando pela boca) por 5 ou 6 vezes. Isto ajuda a relaxar e aliviar a tensão.


Tenha sobre sua mesa de trabalho
 objetos que representem algum tipo de distração ou lazer, como fotos de familiares, de viagens ou algum enfeite.


Escolha uma atividade que lhe dê prazer
 e dedique períodos semanais para executá-la com ler, assistir a filmes ou fazer exercícios.
Se optar pela atividade física, avalie se ela representa prazer ou obrigação. Uma boa opção é praticar caminhada de 30 minutos pelo menos três vezes por semana.


No horário de almoço

Aproveite-o ao máximo, depois de comer, use o tempo restante para conversar assuntos de seu interesse pessoal como esportes, cinema, música entre outros.


Na jornada de trabalho
Determine um tempo para espairecer, vá conversar pessoalmente com os colegas de outras áreas ou tome aquele cafezinho para dar uma desligada.


Tente não adiar suas férias
Se possível procure dividi-las em dois períodos. Quando sair de férias esqueça o trabalho e descanse.